E-Commerce aumenta a qualidade de vida, diz estudo
Postado em 17 fevereiro 2012 por Revista
Levantamento
realizado pela Deutsche Post DHL, conduzido com 1800 consumidores na
Alemanha, Suíça e Áustria, descobriu que o comércio eletrônico aumenta a
qualidade de vida dos consumidores
Na Alemanha, quase metade dos inquiridos (44 %) disseram que o e-commerce ajudou a melhorar sua qualidade de vida. Dentre eles, 81% afirmam que as compras pela internet ajudaram a gerir seu tempo, enquanto 63% relataram que seu stress diminuiu ao evitar estabelecimentos comerciais tradicionais.
O estudo também mostra que quatro em cada dez afirmam que é mais divertido realizar compras em sites de e-commerce quando comparados a lojas físicas.
Além disso, três quartos dos inquiridos acreditam que canais de vendas online são muito importantes para deficientes físicos incapazes de acessar estabelecimentos tradicionais.
O e-commerce também é percebido como uma experiência emocional positiva, com cerca de dois terços dos voluntários – afirmando gostar do sentimento causado pela expectativa da chegada de um pacote encomendado pela internet.
Curiosamente, mais da metade dos entrevistados disseram que a emoção de receber seu pedido é semelhante ao de ganhar um presente, embora tenham pagado por ele.
No entanto, estes dados significam que o atendimento ao cliente, assim como prazos de entrega e políticas claras de retorno são cruciais para o sucesso de qualquer varejista.
Na Alemanha, quase metade dos inquiridos (44 %) disseram que o e-commerce ajudou a melhorar sua qualidade de vida. Dentre eles, 81% afirmam que as compras pela internet ajudaram a gerir seu tempo, enquanto 63% relataram que seu stress diminuiu ao evitar estabelecimentos comerciais tradicionais.
O estudo também mostra que quatro em cada dez afirmam que é mais divertido realizar compras em sites de e-commerce quando comparados a lojas físicas.
Além disso, três quartos dos inquiridos acreditam que canais de vendas online são muito importantes para deficientes físicos incapazes de acessar estabelecimentos tradicionais.
O e-commerce também é percebido como uma experiência emocional positiva, com cerca de dois terços dos voluntários – afirmando gostar do sentimento causado pela expectativa da chegada de um pacote encomendado pela internet.
Curiosamente, mais da metade dos entrevistados disseram que a emoção de receber seu pedido é semelhante ao de ganhar um presente, embora tenham pagado por ele.
No entanto, estes dados significam que o atendimento ao cliente, assim como prazos de entrega e políticas claras de retorno são cruciais para o sucesso de qualquer varejista.